A experiência de voluntariado na Arca Verde
Embora não saiba muito bem o que outras pessoas gostariam de saber sobre uma experiência de voltuntariado , vou compartilhar aqui de maneira bem simples algumas impressões (que passam apenas de raspão pela superfície) do que foi estar na Arca Verde .
- Os ambientes
O primeiro ambiente da Arca onde chegam os visitantes é a cozinha comunitária . Uma construção de madeira com uma garagem lateral cheia de lenha , dentro de onde são realizadas as refeições e a maioria das interações coletivas . Em volta do fogão a lenha , mesa e pias já esteve muita gente sendo recepcionada , se conhecendo , cozinhando , conversando , deliberando pautas e decisões , cocriando ideias e sabe-se lá mais o que .. só se sabe que mesmo passando por lá apenas uma vez você sente-se em casa e lembra pra sempre . A egrégora familiar e coletiva é absoluta . Quando por ela adentrei na Arca , já sabia que logo iria voltar .




Pra chegar até lá é necessário fazer uma trilhazinha realinhadora da harmonia interna . Passa-se pelo jardim da paz e por dentro da mata nativa , com risco positivo e alto de cruzar saracuras , tatus , teiús , até veado , e de noite muuitos vagalumes . Tem também algumas frutíferas não convencionais (de acordo com os humanos) : buxixo , pixirica , gabiroba ..
A vista do alojamento é maravilhosa , medita-se maravilhosamente bem na rede ou embaixo do plátano com a vista completa do lago , seus pássaros exóticos e até lontras !
Celeste curtiu muita soneca naquela rede embalada pelo piu piu esfomeado de três filhotes de curruíra nascidos e criados na latovela pendurada numa das vigas .
![]() |
| Colhendo buxixo |
![]() |
O alojamento![]() |
![]() |
| Quase um teiú de estimação , sempre entrosando com a galera |
O terreno da Arca já foi um pesque e pague , por isso conta com o grande lago e já veio com algumas construções . Dentre elas , as próprias casinhas do lago , que são particulares (mas que também receberam biomodificações).
Por lá existe essa diferenciação importante de ambientes coletivos e particulares .
Os ambientes coletivos são a cozinha , o redondo (espaço para eventos) , o yurt (rodas e cine) , banheiro seco e alojamento . Particulares são as casinhas alugadas pelos moradores fixos na beira do lago e os terrenos adquiridos particularmente na ecovila por pessoas que ainda assim partilham das vivências diárias e trabalho coletivo .
![]() |
| "Eu quero morar numa casinha feita a mão .." |
![]() |
| Casinha do lago |
![]() |
| Super conforto para número 1 e 2 hehe |
![]() |
| Lago e pedalinho |
![]() |
| O redondo |
![]() |
| Casinha particular bioconstruída em cobe |
- Resíduos
O modo como a comunidade é auto responsável com seus resíduos é incrível . Primeiramente eles buscam produzir o mínimo possível . Como a comida é slow e comprada em quantidade , e a feira trazida em caixas , isso já descarta muito em embalagens industriais (desembrulhe menos e descasque mais!) .Eles também fazem os produtos de limpeza e de higiene para si e para os visitantes (isso é demais ! Certamente um diferencial) . São bem naturais e harmonizados com óleos essenciais . Menos embalagens pra conta ..
Os resíduos orgânicos são compostados (bem como papel higiênico e resíduos do banheiro seco) .
Plásticos moles são compactados em galões que preenchidos viram biotijolos (sensacional!!)
Ainda assim , o que resta (caixinhas de alimentos são sempre lavadas logo em seguida de serem abertas) passa para um centro de triagem super organizado e tudo é separado . Praticamente nada sai de lá para o aterro . Mesmo !!

- Outros ambientes
Tem também dois yurts de oficina e maquinário . Parte essencial do funcionamento , construções e reparos das ferramentas da arca .E o que tem de mais incrível e maravilhoso (ranking disputado) é o conjunto de incubação e abundância de VIDA : berçário (viveiro) , horta e Rosaf (roça agroflorestal) . Em São Francisco de Paula , terra de cima da serra , faz frio afu no inverno . Aproveita-se bastante as épocas quentes para fazer a terra prosperar , e como prospera ! O que frutifica dá e as vezes sobra (é congelado ou envasado para próximas estações) .
O SAF é bonito e empoderado (foi iniciado num curso que eles tiveram com o Ernest Gotsch ha alguns anos atrás) , está cheinha cheinha de frutíferas locais (e portanto, especiais) e já passando para um estágio secundário . É linda de se ver e se trabalhar , só vão faltar as fotos ! Isso a gente deixa de curiosidade e abre o convite para visitas (:
Ah ! Quase me esqueci do pula-pula .. sucesso absoluto entre crianças grandes e pequenas ^^
- Pessoas ..
Todos esses ambientes são preenchidos por pessoas ótimas , moradores fixos , em integração , visitantes e voluntários .. trabalhadores , realizadores , construtores de uma realidade palpável e modelo , praticando uma vida natural todos os dias e inevitavelmente , se auto-trabalhando de dentro pra fora , do individual pro coletivo , do coletivo pro individual , através de afetos e conflitos , do contato com a natureza e a lida diária que é feita em meditação involuntária .É bom não se iludir ! Onde há gente , há conflito , isso é tão natural quanto qualquer outra coisa por lá . É intenso conviver tão próximamente com as mesmas pessoas , e ao mesmo tempo , com uma rotatividade grande de outras tantas . Por isso , a galera busca se empoderar de ferramentas importantes ..
A comunidade não tem liderança - é horizontal e consensual , tudo é decidido no e pelo coletivo . Eles praticam reuniões e partilhas semanais , buscam estudar e utilizar a cnv , círculos restaurativos e a sociocracia .
Eu estive pouco tempo - só deu pra curtir as delícias de estar com esses seres especiais ! A Bela , bebê mais esmagável do mundo , a Beca com seu sorriso sempre acolhedor , a Angel , cheia de talentos manuais e ideias , o Gil com sua comida sem igual , o Sinval sempre fazendo palhaçadas , a Liri e seu jeitinho com as crianças , e assim por diante .. seguiria uma lista bem linda cheia de queridos e suas potencialidades .. tudo isso É A ARCA !
![]() |
| Viveiro , mudário , berçário .. demos um belo dum trato ! Faltou a foto do antes .. |

![]() |
| Trabalhadores brutos porém fofos do maquinário |
![]() |
| Sinval - o engenheiro da arca - em seu habitat natural - os yurts das oficinas ^^ |
- A rotina
O café da manhã é servido às 8h e os trabalhos comunitários vão das 9h às 13h , quando acontece o almoço coletivo , e depois todos estão livres para ocuparem-se como quiser .
Na terça é feita uma reunião logo após o café , usando um quadro da cozinha , onde são expostas as necessidades e cada um vai se escalando dinamicamente para os reparos , manutenções , limpezas , questões administrativas , compras , estudos e celebrações . Cada um sabe o que precisa fazer e se auto-gerencia , e a cada semana as tarefas completadas são comemoradas (:Também existe um calendário que é preenchido com as atividades dos dias subsequentes . Em geral o ano é recheado de cursos , não deixa de dar uma conferida no site pra arranjar uma boa desculpa pra conhecer o lugar ! Fora isso , semanalmente costumam ter coisas legais - cinema , fogueira , rodas de conversa , círculo interno de mulheres ..
Enquanto estive lá rolou um curso de observação de pássaros que , disseram , foi muito legal , mas que não pude participar . Também acabei ficando para a vivência de ano novo e essa foi intensa .. Depois de passar um mês inteiro naquele ambiente tranquilo sem pisar o pé fora , receber um grupo grande de pessoas foi uma experiência bem louca - mas tive o prazer de deliciosos encontros !
Outra vivência bem marcante foi a vaporização que fizemos entre as mulheres .. A lembrança de maior cumplicidade que vou levar comigo !
Fora isso , desenvolvemos um processo completo para abrir um banco de tempo na comunidade , que foi bem lindo e que eu gostaria de compartilhar posteriormente , até para poder explicar direitinho e quem sabe inspirar outras iniciativas (:
Os voluntários podem escolher trabalhar onde sentem mais vontade ou onde são mais necessários . A horta coletiva e o Rosaf são sempre boas pedidas .
Tive o prazeeer de trabalhar em ambos e outros canteiros da comuna (mão na terra é vida) , e também no viveiro e biblioteca . Tudo isso com Celeste .. e como foi isso ? Também quero falar sobre , numa parte dois desse compartilhar de experiência (:
Por enquanto , creio que é "só" ! Se ficou alguma curiosidade sobre o funcionamento (claro que não deu pra falar tudo) , rotina , convivência , ambientes , escreve nos comentários que eu esclareço na próxima publicação .
Porém tanto nessa como na próxima eu não posso deixar de ser repetitiva em um ponto : na expressão da GRATIDÃO pela oportunidade de ter partilhado desses espaços , ambientes e pessoas , dessa magia entre lago , araucárias , cantos de passarinho , chuvas , risos e tantas e tantas emoções e aprendizados que guardo comigo na minha caixinha de tesouros .
Obrigada Arca Verde ! 💗🗳🍃🌿✨
- Links
Fanpage : Instituto Arca Verde
Site : arcaverde.org




















Sua linda... Volta sempre para mais encontros potentes, abraços e cheiros!
ResponderExcluirAmei saber um pouco mais sobre esta comunidade, fiquei com muita vontade de conhecer. Me lembrou a experiencia que tivemos no Rio Verde, qdo vc nem tinha nascido ainda. Parabéns pelo post!! Muito inspirador, Geo!
ResponderExcluirAi, Geo, como tu e linda😍 te amo guria❤ gracias pelo relato tao lindo e carinhoso. Ainda nao esqueci do texto viu. E nem do Banco de Tempo. Beijo em tu e na Cel. A Bela começou andar ontem, quase morri de amor❤ ate breve!
ResponderExcluirQue massa! Gratidão pela partilha de informações das vivências! Já quase fui na Arca, mas ainda não deu, enfim, respeito o fluxo.
ResponderExcluir