Semente do btf - I


Pela derradeira vez , vou contar a história que já repeti milhares de vezes pra todos que perguntam como começou o Banco de Tempo de Florianópolis .

Algumas pessoas se reuniram a partir do grupo Zeitgeist Florianópolis e , inspirados pelo Banco de Tempo de Garopaba , que estava na época com 4 ou 6 meses de funcionamento , resolveu fazer o mesmo em Floripa . Naquela primeira reunião , encontraram-se pessoas de cada canto de Floripa entusiasmados com a ideia , mas que com os corres da vida e distância , foram esfriando .
Fui a Garopaba com a Celeste e obtive todas as explicações desejadas do Ique , um dos fundadores do bt de lá , o que me deu bastante amparo e confiança para iniciar o projeto .
Eu tinha acabado de parir a Celeste . Era bem fácil levá-la em todos os passeios , era leve , mamava e dormia bastante , então eu sempre que podia , saía e falava sobre o Banco de Tempo pelo norte da ilha , onde morava . Algumas pessoas entravam no grupo e ficavam olhando , mas nada acontecia .
Um tempo depois me mudei para o sul da ilha e uma pessoa publicou no grupo chamando movimento . Tentamos formar uma outra equipe , tentamos movimentar um banco de tempo do sul da ilha , mas as relações humanas não sintonizaram o suficiente . Depois dessa segunda tentativa e já morando super perto , Gilberto (Gama Machado , meu brother!) e eu nos olhamos e decidimos fazer uma equipe de dois . Eu cuidaria dos créditos , ele dos cadastros e ambos na divulgação pesada . Acertamos todas as questões do grupo , planilhas e , lembro bem , no dia do impeachment da Dilma , "relançamos" o Banco , pronto pra bombar .


Eu não entendia como uma ideia que , eu tinha certeza , era tão foda e com tanto potencial de mudança  , não deslanchava ! Mesmo divulgando tanto , encontrando pessoalmente , explicando .. Mas as pessoas só precisaram ver a primeira troca acontecer para que a coisa realmente virasse . E aí o Btf começou a girar lindamente !

O primeiro crédito registrado foi de terapia !

Com o tempo , outras pessoas foram entrando para fazer a coisa funcionar de dentro , e também saindo . Essa primeira fase de funcionamento do Banco foi a mais linda . O grupo era pequeno e as relações estabeleciam-se com mais proximidade . O calor e o cheiro da ideia recém nascida estava desabrochando nos corações . Fizemos o primeiro encontro do banco e reunimos uma galera muito legal que estava interessada em mudança verdadeira . Lembro dessa época com nostalgia e muito amor <3 Passou tão rápido !

Primeiro encontro do Banco de Tempo de Floripa foi no dia 9 de outubro de 2016  , meu aniversário de 23 anos  .
Registro da sempre parceira TV Vento Sul 

E essa é a versão oficial para entrevistas .

Esse vídeo complementa bem a história e contextualiza as bases ideológicas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Compras Coletivas - Uma lição de Co-responsabilidade

Semente do btf - II